Estilo de Decoração Provençal - O Rústico Romântico

Estilo romântico caracterizado por cores suaves, estampas florais e mobiliário clássico com acabamentos rústicos. Originado na região de Provença, sul da França, uma região de vida tranquila, cercada de campos de lavanda, montanhas e paisagens iluminadas pelo sol que serviram de inspiração a artistas como Van Gogh, Paul Gauguin e Henri Matisse, se tornou tendência na decoração de interiores.

O estilo Provençal surgiu século XVIII, pelas mãos de camponeses franceses que buscavam ter em casa os mesmos ares da realeza. Com muita criatividade e pouco dinheiro, artesãos recriavam as peças do mobiliário real com madeira clara e barata. No lugar de acabamentos suntuosos, cores suaves, toques levemente desgastados e entalhes mais simples e rústicos.

Em meados do século 20 houve o ressurgimento do estilo. Várias peças foram reeditadas e, hoje, a decoração segue os passos daqueles camponeses: Quanto mais rústica a pintura feita nos móveis, mais bonito e original fica.

Marcado pela harmonização de cores em tons suaves de azul, verde, lavanda e rosa em estampadas de flores, listras, xadrez e Toile de Jouy, a mais típica estampa deste estilo, que retrata cenas cotidianas em uma só cor.

Atualmente, o estilo francês é sinônimo de sofisticação e combina com qualquer tipo de decoração, da mais moderna à tradicional. As condições geográficas do sul da França se aproximam do Brasil pela exuberância da natureza e, justifica a opção da escolha, principalmente em projetos de praia ou campo.

Projeto: Arnaldo Pinho e Daniele Feitosa
O estilo vindo da Provence mostra-se preferido para os quartos, sobretudo de bebês, por suas cores e detalhes suaves e românticos






Fontes: terra.com.br e google images

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Comente aqui:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Ocorreu um erro neste gadget